DESENVOLVIMENTO DE CABINE DE LUZ UVC PARA DESINFECÇÃO DE MÁSCARAS MÉDICAS N95

Pesquisadores da UFS do Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia (LCNT) juntamente com outros pesquisadores, desenvolveram cabines iluminadoras de baixo custo com luz UVGI para serem distribuídas em instituições de saúde no combate a pandemia do COVID-19. O artigo publicado na Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação apresenta resultados da eficiência das cabines na desinfecção de mascaras descartável de nível N95 (Equipamento de Proteção Individual – EPI), utilizadas por profissionais que estão na linha de frente combatendo a COVID-19.

 

Autores: Susana Oliveira de SOUZA, Carlos Leandro Silva dos PRAZERES, Jodnes Sobreira VIEIRA, Wandson ALMEIDA, Aquiles S ales Craveiro SARMENTO, Paula Viviane Dantas da CRUZ, José Joatan RODRIGUES JUNIOR, Eraldo Nascimento OLIVEIRA, Márcia Regina Pereira ATTIE e Walderi Monteiro da SILVA JÚNIOR.

 

O que se propõe com a cabine de desinfecção UVGI é a redução da carga viral na superfície das máscaras N95, diminuindo o risco de contaminação dos usuários. O uso desta técnica deverá ser acompanhado de todos os demais cuidados recomendados pela ANVISA quanto a higiene, acondicionamento e reuso das máscaras e demais procedimentos de combate à COVID-19, definidos por meio da NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 [ANVISA, 2020].

O artigo esta disponível através do link: https://seer.ufs.br/index.php/revipi/article/view/14215

 

ASCi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *