Divulgando Projetos de Ciência Tecnologia & Inovação da Educação Básica em Sergipe

\"\"

 

Coordenadora: Professora Drª. Eliana Midori Sussuchi

Equipe técnica: Jonatas de Oliveira Souza Silva, José Carlos dos Santos Junior, José Felipe dos Santos, José Fernando de Macedo e Michael Douglas Santos Monteiro

 

No mundo moderno a ciência se tornou indispensável. A ciência e a tecnologia que dela decorre aumentam o tempo de vida das pessoas, encurtam distâncias, criam redes ou canais de sociabilidade vinculando indivíduos e grupos em tempo real e em qualquer parte do mundo, definem os rumos dos conflitos e da paz entre as nações. Enfim, nunca como agora os desenvolvimentos sociais, políticos, morais e econômicos das nações foram tão dependentes do conhecimento científico. De forma que, a relação saber-poder tem se tornado cada dia mais forte e definidora dos rumos da humanidade. Vivemos, desde o século XIX, um modelo social que deposita na ciência e na tecnologia suas maiores esperanças: uma sociedade do conhecimento que, para se sustentar, deve se nortear por uma cultura “aprendiz”, que permita superar o paradoxo entre a disponibilização e o controle, entre o domínio e o acesso do conhecimento (Germano, 2011). Este é o desafio a ser superado pelas ações de popularização da ciência. Este projeto tem como objetivo produzir material de divulgação científica, sob a forma de vídeos que tragam relatos de projetos/atividades científicas e seus resultados de várias áreas de conhecimento, traduzidos numa linguagem direta, dinâmica e acessível, a fim de que cidadãos comuns, não iniciados na ciência e de diversos graus de escolarização, possam ter acesso às informações científicas e entender seu conteúdo e importância. Os vídeos serão abrigados no portal de internet da Associação Sergipana de Ciência (ASCi) e disponibilizados para as escolas públicas e privadas de Sergipe, Fapitec, Sergipetec e para os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado e Instituições de Ensino Superior (IES). Haverá duas modalidades de vídeos de divulgação científica:

1) vídeos relatando pesquisas feitas por professores e/ou pesquisadores vinculados às escolas da Educação Básica do Estado

2) vídeos nos quais alunos das escolas de educação básica, muitos deles estão vinculados a projetos de PIBIC Jr, relatem as suas experiências com ciência, tecnologia e inovação.

Nos dois casos os vídeos terão duração máxima de dez minutos. Trata-se de um desafio aos professores e alunos que devem apresentar suas pesquisas e descobertas em linguagem simples, para um público diversificado e não especializado, inclusive referindo se houve financiamento da pesquisa e quem a financiou. Os vídeos poderão ainda ser abrigados nos repositórios institucionais a fim de ampliar ainda mais seu acesso.

 

Para saber como participar acessem o Instagram da ASCi.

 

Apoio: Associação Sergipana de Ciência (ASCi); Secretaria da Educação do Estado de Sergipe (SEDUC-SE); Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) e CNPq.

 

 

ASCi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima