Em reunião, no dia 10 de setembro de 2004, nas dependências do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, os doutores: Cláudio Andrade Macêdo, André Maurício Conceição de Souza, Marcelo Andrade Macêdo, Ângelo Roberto Antoniolli, Alexandrina Luz Conceição, Divanizia do Nascimento Souza, Mário Everaldo de Souza, Zélia Soares Macedo, Mário Ernesto Giroldo Valério e Josué Modesto dos Passos Subrinho declararam fundada a ASCi – Associação Sergipana de Ciência. Na ocasião, além da aprovação do Estatuto da Associação, foi eleito o primeiro Conselho Diretor que iniciou a coordenação dos trabalhos da ASCi. Portanto, a ASCi vem há mais de 10 anos contribuindo para o desenvolvimento da ciência no Estado.
Atualmente, à frente do Conselho Diretor estão o Professor Dr. José Fernandes de Lima (Presidente), que fez parte do Departamento de Física e foi reitor da Universidade Federal de Sergipe, a Professora Drª. Eliana Midori Sussuchi (Secretária), do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe e a Professora Drª. Divanizia do Nascimento Souza (Tesoureira), do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe.
A ASCi tem a missão de defender e promover o avanço da educação, ciência e tecnologia no estado de Sergipe, buscando a difusão e o progresso da ciência em prol da qualidade de vida. A ASCi procura alcançar seus objetivos mediante: (a) apoio a eventos científicos, publicação de revistas, livros, jornais e boletins de caráter científico ou de divulgação científica; (b) administração de legados ou doações que objetivem proteger e estimular a ciência; (c) colaboração e intercâmbio com associações congêneres; (d) atenção às solicitações de representação da comunidade científica sergipana perante a sociedade.