Na manhã do último dia 24 de setembro, a Associação Sergipana de Ciência realizou uma reunião de planejamento para organizar as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018, que tem como tema “Ciência para Redução das Desigualdades”. O encontro aconteceu no auditório do NUPEG/UFS, com a presença dos representantes das seguintes instituições: Diretoria de Estado da Educação (DEA), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e o Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Negócios (IPTN/FANESE).
Na fala inicial, a professora Eliana Midori, presidente da ASCi, fez um panorama geral das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2017 em todo o Brasil, mais especificamente dos eventos realizados no estado de Sergipe, com ênfase para Feira de Ciências Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart), que reuniu mais de 3 mil alunos da educação básica no Centro de da Universidade Federal de Sergipe.
A professora Zélia Macedo, coordenadora da Cienart, destacou a importância das instituições registrarem todas as atividades no site da SNCT, a exemplo de palestras, exposições e apresentações, que fazem alusão à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Tal feito visa divulgar e popularizar todos os trabalhos no âmbito da Ciência e Tecnologia no estado de Sergipe, como é o caso da Cienart 2018, que este ano será realizada no dia 27 de outubro, na Universidade Federal de Sergipe.
Na oportunidade, o professor Marcus Eugênio fez a divulgação da Mostra “Fazendo e contando ciência no Shopping”, a se realizar no dia 10 de novembro de 2018, no Shopping Peixoto, em Itabaiana/SE.
A representante da Universidade Tiradentes destacou as atividades voltadas para ciência e pesquisa na referida instituição e falou sobre a necessidade de agregar o público leigo para assuntos voltados para o desenvolvimento científico que tenham uma linguagem acessível para todos.
Essas são algumas das diversas atividades que serão realizadas em Sergipe na SNCT 2018.